[Escrevendo sobre] Truman Capote!

Olá meus queridos, tudo bem?! Hoje quero compartilhar um pouco com vocês sobre Truman Capote.

Primeiro quero dizer que Capote entrou na minha vida faz pouco tempo, especificamente quando resolvi colocar o preconceito de lado e assistir a filme bem antigo, de 1961 para ser exata! Estou me referindo a Bonequinha de Luxo! Sim, aquele clássico com a lindinha da Hepburn ^^

Em Bonequinha de Luxo

Em Bonequinha de Luxo.

Bem, é um roteiro simples, mas sem dúvida deve ter inspirado várias histórias depois dele. Afinal é a história de uma menina do interior que vai para cidade grande na expectativa de casar com um milionário, ficar rica e levar uma vida de princesa! O que acontece é que ela vira uma “dama de companhia” muito sonhadora e esperta, viu? Até o aparecimento de Paul Varjak, que é tão perdido em ilusões quanto ela, que ameaça seu sonho de ser casada com um milionário.
Normalmente não seria o tipo de filme que me conquistaria, mas na sua simplicidade ele consegue transmitir uma sensibilidade, um romantismo e até uma certa elegância sobre as ilusões tão frívolas, típicas de humanos. Recebeu uma nota de 3,5 (de 5) no meu perfil do Filmow e tem 4,3 do público geral. 🙂

O fato é que depois que eu soube que o filme era inspirado em um livro de Capote, fiquei afim de conhecer melhor sobre esse escritor.

*Ainda vou ler Bonequinha de Luxo, já está na lista*

Capote (1924 – 1984), era um ser frágil e magrelo, solitário desde sempre, passou um tempo morando com parentes, na época que seus pais desequilibrados estavam se divorciando, o pai era vigarista e a mãe era muito jovem (seu nome era Lillie Mae, o que me lembrou a história da Bonequinha de Luxo, acho que foi a inspiração para tal).

Truman Capote.

Truman Capote.

Começou a escrever aos 9 aninhos de idade (pode?) e aos 10, já morando com o seu padrasto (que lhe deu o sobrenome Capote) e sua mãe (novamente), submeteu seus contos a um concurso infantil de literatura!

Entre os anos 1943 e 1946 escreveu uma série de contos, que ficaram bem conhecidos através de revistas da época.

Entre suas obras mais valorizadas, além dos contos estão: Other voices, Other rooms (1948), Bonequinha de Luxo (1958) e A Sangue Frio (1965).

Esse último foi seu maior sucesso e sua entrada para um mundo de trevas que não teria volta.

Fascinado com o mundo de sucesso e riqueza, mergulhou em festas, ostentações, bebidas alcoólicas entre outras drogas, vindo a falecer em 1984 após misturar álcool e barbitúricos (ácido).

Em uma época que esse tabu era enorme, era abertamente homossexual e inclusive escrevia sobre esses temas defendendo a causa.

Recentemente ouvir falar sobre um dos contos dele em um Canal Literário e esse conto me intrigou mais ainda. Me deixou mais curiosa, até ao ponto de não resistir e baixar para o meu Kindle Bonequinha de Luxo e 20 de Contos de Truman Capote, esse último já comecei a ler.

Companhia das Letras.

Companhia das Letras.

Então, resolvi abri uma nova categoria aqui no blog, para postar coisas só sobre Capote, ok? 🙂 Vou falar sobre os contos que estou lendo e o que vier a calhar. 😀

Por exemplo, existe um filme sobre a vida dele, que estreou em 2006 no Brasil. Em breve irei assistir e contarei sobre ele, para vocês.

Além disso, logo logo, divagarei aqui sobre “As Parades são Frias” primeiro conto lido por mim, fiquem de olho! ^^

E para a Moral da História de hoje vou deixar palavras do próprio Truman Capote sobre sua vida: “Não sou um santo. Sou um alcoólatra, um drogado, um homossexual e um gênio. Certamente, poderia ter sido todas essas quatro coisas e ter continuado sendo um santo”. 😉 *Esse cara me intriga hahaha*.

É isso,

Abraços Fraternos e até mais!

p.s.: Quem ainda não conhece, ou não se inscreveu no vlog, não o deixem de fazer 😀 mais vídeos em breve.

Sobre vanessacorrea87

Em uma frase resumo toda minha paixão e sede por livros, filmes, mitos, filosofia, psicologia, ciência, tecnologia e afins: "Portanto, mais importante do que o que se foca, vê, lê ou ouve é o que se desperta, de si mesmo, na medida em que se foca, vê, lê ou ouve." JT E é nisso que eu acredito e pauto o meu viver! :)
Esse post foi publicado em Sobre Filmes e Seriados, Sobre Livros, Truman Capote e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para [Escrevendo sobre] Truman Capote!

  1. Indra disse:

    O filme é excelente! Philip Seymour Hoffman dá uma aula de atuação, brilhante mesmo, um dos Oscar mais merecidos. O filme na verdade mostra o período da vida do Capote em que ele conhece o caso que viria a se tornar base para o livro “A Sangue Frio” (quero muito ler), e o relacionamento que se desenvolveu entre ele e o Perry Smith, um dos acusados.

    Abs.

    ps: Não fazia a MENOR ideia de que “Bonequinha de Luxo” tinha sido baseado em um livro dele. Também não é meu tipo de filme, não porque é antigo, mas pelo tema mesmo.

Deixe o seu comentário.

